terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Brasileirão pontos corridos ou mata-mata?!




Todo término de campeonato brasileiro e o papo é sempre o mesmo. Uns preferem pontos corridos, outros mata-mata, apesar de que ultimamente o mata-mata é opção da minoria, porém, não para mim.


O campeonato desse ano está sendo atípico, pois desde 2003 quando a fórmula do campeonato mudou para pontos corridos, jamais o brasileirão foi decidido na última rodada, o que acontece hoje.


Temos 9 times brigando por algum objetivo, 1 tentando a classificação para a Libertadores, 4 em busca do título e o restante fugindo do rebaixamento.


Se estivéssemos na fórmula de mata-mata, teríamos no mínimo 10 times brigando por uma classificação para a próxima fase, para somente 8 vagas, e por volta de 4 times brigando para escapar da segunda-divisão. Ou seja, apenas 6 clubes jogariam para cumprir tabela, diferentemente de hoje que 11 já estão praticamente de férias.


É mais justo pontos corridos?! Sim, concordo. Mas a emoção de não poder perder e cair fora da competição, de presenciar estádios lotados em TODAS as partidas de mata-mata, sem ter que assistir partidas nas quais somente um clube tem interesse em se empenhar, compensa essa falta de "justiça". Acredito que as torcidas merecem mais emoção e até porque, justiça (seja no senado, seja no governo, até num campeonato de bocha) aqui no Brasil, é utopia!







Nenhum comentário:

Postar um comentário